Array ( [0] => [1] => area+de+atuacao [2] => 0rquestra+didatica )
Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php:8) in /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php on line 42

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php:8) in /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php on line 42
FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

Orquestra Didática

 

A FUNDEC em parceria com o SESC Sorocaba realiza uma série de concertos didáticos dos diversos “naipes” (grupos instrumentais) da Orquestra Sinfônica de Sorocaba – OSS em escolas com espaços adequados para as apresentações dos instrumentistas.
 
Inicialmente os grupos (Madeiras, Metais, Percussão e Cordas) apresentam cada instrumento do conjunto. Segundo a faixa etária do público, cada instrumentista executa um trecho de música – infantil, folclórica, popular ou erudita – mostrando a sonoridade de seu instrumento, um pouco de sua técnica e habilidades do executante; permitindo ao ouvinte uma pré-apreciação de cada segmento.
 
Após a exibição de cada instrumento/instrumentista, com suas especificações e sonoridades; o grupo passa ao concerto propriamente dito.
 
Com um repertório didático e interdisciplinar, abrangendo do popular ao erudito, do samba ao jazz,  de temas de filmes a musicais e situando o compositor e sua obra em fatos históricos, geográficos, literários e artísticos, fantasiosos e realistas; o grupo se produz de forma interessante, atraente para qualquer público, seja ele “expert” ou iniciante.
 
Obras que abordam literatura, batalhas, peças teatrais, de caráter descritivo e música pura – por excelência – são algumas das obras-primas dos grandes mestres que são oferecidas neste contexto.
 
Os concertos didáticos têm como objetivo realizar um trabalho pedagógico junto ao jovem e à sua comunidade, permitindo sua introdução no mundo da música erudita dentro do próprio meio em que vivem, e estendendo – a num âmbito maior: escola > lar > bairro.

Últimas Notícias