Image 1 Image 1

Musicalizacao infantil

Em termos espec챠ficos, 챕 tornar um indiv챠duo sens챠vel e receptivo ao fen척meno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de 챠ndole musical.
Em termos pr찼ticos, 챕 a pr챕-escola da m첬sica. 횋 a m첬sica agindo pela m첬sica.
Com a reuni찾o e o desenvolvimento dos m챕todos 챕 que buscamos atender musicalmente as viv챗ncias das crian챌as, atrav챕s de sua participa챌찾o criadora. Pelo aproveitamento desse dom 챕 que se consegue ingress찼-los n찾o s처 na atividade musical, e na forma de express찾o, mas tamb챕m na aprendizagem musical de aquisi챌찾o de conhecimentos b찼sicos. Efetua-se dessa forma, a musicaliza챌찾o atrav챕s da atividade intuitiva, que cria um estado mental intelectual favor찼vel 횪 aquisi챌찾o de conhecimentos musicais.
Quando uma crian챌a ingressa na pr챕-escola, quais s찾o os objetivos almejados pelos pais, al챕m do in챠cio da alfabetiza챌찾o de seu filho? Transferindo estes aspectos para termos musicais e encontraremos aqui uma potente ferramenta de educa챌찾o voltada para o desenvolvimento global da crian챌a.
O desenvolvimento da musicalidade nas crian챌as deve estar em conformidade com sua viv챗ncia musical e com os m챕todos utilizados. A musicaliza챌찾o , por si s처, j찼 se inicia no lar, com a oferta de ferramentas 횪 crian챌a para que ela descubra os sons e seu universo (discos, can챌천es, instrumentos, objetos sonoros variados, gravuras relacionadas, etc). Na escola, no entanto, dever찼 se realizar o direcionamento deste interesse para o desenvolvimento de outros aspectos ligados 횪 crian챌a (criatividade, coordena챌찾o motora, lateralidade, l처gica, est챕tica, etc).
N찾o aconselhamos que se inicie nesta idade o aprendizado musical, que difere da musicaliza챌찾o pelo fato de que, no primeiro, tratamos da aprendizagem de manuseio t챕cnico de um instrumento musical, que dever찼 aparecer numa segunda etapa, com aproveitamento da musicaliza챌찾o j찼 trabalhada e com a cria챌찾o do v챠nculo e do gosto entre a m첬sica e a crian챌a.

횣ltimas Not챠cias