Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 07-08-2018+20+anos+do+instituto+municipal+de+ma%EF%BF%BDsica+de+sorocaba+a%EF%BF%BD+comemorado+pela+fundec+com+dois+eventos [3] => 372 ) FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

07/08/2018 - 20 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba é comemorado pela FUNDEC com dois eventos

20 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba é comemorado pela FUNDEC com dois eventos

FUNDEC comemora os 20 anos da criação do

Instituto Municipal de Música de Sorocaba

 

 

O Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba - FUNDEC, completa 20 anos no próximo dia 07 de agosto. O aniversário será comemorado com concertos das Orquestras Experimental e Orff da FUNDEC, ambas formadas por alunos que fazem parte do IMMS. Os concertos acontecerão nos dias 07 e 09/08, às 20h, na Sala FUNDEC.

O IMMS foi criado em 1998, a partir de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba - FUNDEC, com objetivo de suprir a necessidade de formar músicos para integrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, divulgar a arte musical como forma de expressão e cultura e, principalmente, estimular o exercício da criatividade e da sensibilidade.

"Estudar no Instituto foi uma das melhores escolhas que fiz. Passei quase metade da minha vida nele, indo praticamente toda semana. Nele eu não ganhei só conhecimento sobre música, mas ganhei grandes amigos. Ter a oportunidade de me formar em piano, com o auxílio de grandes professores, foi uma das melhores conquistas que alcancei até o momento", comenta a formanda deste ano de piano Giovanna da Cunha Correia.

"Podemos viver de várias maneiras. Mas, viver com música, é a experiência que permite transmitir nossas sensações e sentimentos, dando um pedacinho de nós ao outro; dando o melhor de nós para o que o outro - digo, o coração de quem aprecia - estiver precisando ouvir. A FUNDEC abriu uma porta riquíssima para o conhecimento da música; de alguém que nunca havia tocado e ouvido música clássica para uma executante dedicada, cheia de vontade de se aprofundar nessa área, contando várias histórias com sua própria música. Não há palavras que expliquem como sou grata pelo Instituto e por minhas professoras", destaca a também formanda de piano Marcella de Sant'ana.

O IMMS tem um corpo docente composto por 27 professores para as diversas áreas musicais e um professor para artes cênicas. Com aproximadamente 800 alunos matriculados nos cursos de viola de arco, violino, violoncelo, percussão sinfônica, trompa, trompete, flauta transversal, contrabaixo acústico, violão erudito, piano, clarinete, trombone, saxofone, oboé, fagote, musicalização infantil, teatro, canto lírico, corais adulto e infantil, oferece cursos gratuitos. 

As inscrições para os cursos que o Instituto, através da FUNDEC, são realizadas por meio de edital público, pela internet, através do site da FUNDEC (www.fundecsorocaba.com.br). Todos os inscritos passam por teste seletivo e classificatório. Apenas para o curso de musicalização infantil os alunos são selecionados através de sorteio público. Toda as informações referentes às vagas nos cursos do IMMS são divulgadas no momento da publicação de seus editais.

O IMMS teve a oportunidade de integrar durante esses 20 anos muitas crianças, jovens e adultos, no universo da música e do teatro.

“Todos os cursos que a FUNDEC desenvolve, através do IMMS, tocam basicamente na função de nova identidade, abastecendo cada vez mais as nossas orquestras e palcos, com atores, cantores e músicos da cidade de Sorocaba”, conclui o presidente da FUNDEC, Luiz Antonio Zamuner.

Concertos

Sob regência do maestro Paulo Afonso Estanislau, o programa comemorativo do concerto da Orquestra Experimental da FUNDEC será diversificado e contará com várias músicas, entre elas “Pifa”, “Allegretto”, “Radetzky Marsch”, “Brandenburg Sinfonia” e “Anvil Chorus”.

Já a apresentação da Orquestra Orff, regida pelasprofessoras Maria Regina Rabello e Maria do Carmo Latorre contará com as peças “Vois Sur Ton Chemin”, “Arandeiro”, Kalu, Jenny Mamma, Pennsylvania, Sing Sing Sing, Amelie Poulan, entre outras.

 

Serviços:

Concerto da Orquestra Experimental da FUNDEC

Dia 07 de agosto, terça-feira, às 20h

Concerto da Orquestra Orff da FUNDEC

Dia 09 de agosto, quinta-feira, às 20h

Entradas: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia-entrada)

Os ingressos poderão ser comprados no dia de cada evento, a partir das 8h30min.

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Últimas Notícias