Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 12-09-2017+solo+de+trombone+fara%EF%BF%BD+parte+do+reperta%EF%BF%BDrio+da+banda+sinfa%EF%BF%BDnica+na+sala+fundec [3] => 353 ) FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

12/09/2017 - Solo de trombone fará parte do repertório da Banda Sinfônica na Sala FUNDEC

Solo de trombone fará parte do repertório da Banda Sinfônica na Sala FUNDEC

Banda Sinfônica da FUNDEC faz concerto com trombonista

      Como parte da programação artística de 2017, a Banda Sinfônica da FUNDEC fará um concerto no dia 12 de setembro, às 20h, na Sala FUNDEC. O programa apresentado pelos músicos será composto por músicas que contemplam os mais diversos estilos e gostos. Músicas como Carrossel; Trenzinho do Caipira; Temas dos filmes “Moana” e “Meu Malvado Favorito 2”, estarão neste repertório.

      Para esta apresentação a Banda conta com um solista como convidado especial, o trombonista Marcelo de Jesus Silva, que executará as peças Bolivar, de Eric Cook e Morceau Symphonique de Alexandre Guilmant.

     

      Banda

      A Banda Sinfônica da FUNDEC conta com 40 integrantes, entre músicos experientes, professores e alunos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS). Foi fundada em 2003, com a proposta de desenvolver e divulgar um repertório musical próprio para banda, que é sinfônico e popular.

 

      Marcelo de Jesus Silva, trombone

      Mais conhecido no meio musical como Marcelo “Bambam”, formou-se no curso de trombone e no curso de aperfeiçoamento no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí, com o professor Gilberto Gagliardi. Participou de concursos, sendo premiado e recebendo homenagens em vários deles, com destaque para as de 1998 e 1999 pela Ordem dos Músicos do Brasil por sua dedicação e desempenho profissional. Atua como solista em recitais, com bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas desde 1996, tendo trabalhado sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais, se apresentando em importantes salas de concertos no Brasil e em outros países, como Peru, Espanha e Estados Unidos. Dentre as apresentações, destaca-se a realizada em 2009 no Avery Fisher Hall no Lincoln Center, em New York, com o pianista David Brubeck, sob regência de João Carlos Martins. Participou da gravação de 14 CDs e 2 DVDs com grupos sinfônicos.

      Professor do curso de trombone do Conservatório de Tatuí desde 1996, ministrou aulas em importantes eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão - Núcleo Tatuí, II Encontro regional da ATBS do Brasil (realizado na Unicamp-SP); 1° e 3° Festival Internacional de Trombón (Lima/Peru); 3°, 4° e 10° Festival de Música de Ourinhos-SP; 3° Curso de Férias de Tatuí-SP; 1° Seminário de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos do Goytacazes (RJ); Encontro de Trombones na Universidade Nacional de San Augustin em Arequipa (Peru); Painéis Funarte de Bandas de Música realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil; Projeto Pró Bandas (realizado até 2007 pelo Governo de São Paulo); e Programa Coreto Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 

      Nos cursos de música destacam-se as participações no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES); Festival Internacional de Verão de Brasília; Mid West Clinic (EUA), Internacional Trombone Festival – ITA (Texas/EUA); Encuentro Internacional de Trombón (Bilbao/Espanha); 1° Encontro Sulamericano de Bandas Sinfônicas e Encontro Brasileiro e Sulamericano de Trombonistas. Idealizou e coordenou quatro edições do Encontro Internacional de Metais realizado no Conservatório de Tatuí (2006, 2007, 2010 e 2012). Atuou como 1° trombone e solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e hoje integra o corpo docente do Conservatório de Tatuí, é 1° trombone e monitor dos metais da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integra o Projeto Painéis de Banda da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes- Ministério da Cultura- Federal) e realiza masterclasses, palestras, concertos e recitais em importantes salas de concertos do Brasil. Marcelo “Bambam” é trombone clinician da Yamaha Musical do Brasil.

 

Concerto da Banda Sinfônica da FUNDEC

Dia 12 de setembro, terça-feira, às 20h

Entrada: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia-entrada)

Os ingressos poderão ser comprados no dia do evento, a partir das 8h30.

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro)

 

Últimas Notícias