Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 14-04-2017+comemorando+seus+25+anos,+a+fundec+tera%EF%BF%BD+programaa%EF%BF%BDa%EF%BF%BDo+especial+no+ma%EF%BF%BDs+de+abril. [3] => 349 )
Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php:8) in /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php on line 42

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php:8) in /home/fundecsorocaba/www/_paginas.php on line 42
FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

14/04/2017 - Comemorando seus 25 anos, a FUNDEC terá programação especial no mês de abril.

Comemorando seus 25 anos, a FUNDEC terá programação especial no mês de abril.
Programação especial nas comemorações de 25 anos da FUNDEC
 
 
Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre a comemoração de aniversário da instituição.
 
No dia 14 de abril, a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba - FUNDEC completa 25 anos e para brindar essa data importante, o mês de abril trará eventos especiais, como concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Banda Sinfônica e Orquestra Experimental da FUNDEC, além de apresentação com os Coros Adulto e Infantil, masterclass e recital de piano.
O Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba abrirá a programação no dia 20 de abril e contará com o solo do pianista italiano, Luca Maringola.
“A FUNDEC vem regendo a vida de jovens talentos de Sorocaba, empregando os melhores músicos da região, mantendo uma respeitada sala de concertos e, acima de tudo, cuidando da melhor orquestra do interior paulista. Dedicação, respeito e seriedade: a nota que ecoa”, declara o presidente da instituição Luiz Antonio Zamuner.
 
Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Os concertos da Orquestra Sinfônica da Sorocaba nos dias 20 e 23 de abril às 20h e às 19h, respectivamente, na Sala FUNDEC, sob a regência do Maestro Eduardo Ostergren, serão destaque na programação especial dos 25 anos da instituição e contarão com um repertório sinfônico que inclui obras de Ludwig van Beethoven, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone.
Iniciando o concerto, a Orquestra executará as peças “Dança Selvagem”, “Dança Negra” e a “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri, originalmente escritas para piano mas orquestradas posteriormente com grande maestria pelo próprio compositor, “Tucho!” de Francisco Mignone, obra instrumental que o compositor dedicou ao seu neto, uma música singela estruturada num tema infantil cujo ritmo evoca o apelido carinhoso dado à criança.
E nesta noite o solista convidado Luca Maringola executa o consagrado concerto no. 4 em sol maior para piano e orquestra, de Beethoven, um concerto de grande dificuldade técnica mas com um memorável lirismo. Luca Maringola vem à nós diretamente da Itália com elogiosa recomendação de seu constante mentor, o pianista sorocabano Fabio Luz.
 
Menino Gigante - O Musical
A segunda-feira, 24 de abril trará ao palco da Sala FUNDEC os alunos dos Coros Adulto e Infantil do Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, com a regência da maestrina Sandra Regina Cardoso Sanches e acompanhados pelo pianista Daniel Guimarães em “Menino Gigante – O Musical” de Cezar Elbert.
Reunindo composições com enfoque na natureza que exaltam a riqueza natural e cultural do Brasil e abrangendo a maravilhosa biodiversidade existente em nosso país, as canções também levam, de um jeito bem lúdico, poético e direto, mensagens de conscientização, respeito, sustentabilidade, harmonia com a natureza e nas relações pessoais, a paz do ser humano com o meio ambiente, bem como a preservação do mesmo.
 
Banda Sinfônica da FUNDEC
Na sequência, será a vez da Banda Sinfônica da FUNDEC, que no dia 25 de abril contará com o solo de requinta da musicista Luciana Silva. O maestro Paulo Afonso Estanislau programou no repertório as peças “Máscara Negra” de Zé Keti Pereira Mattor; “Destino do Amor” de Luiz Cardillo, “Polonaise and Ecossaise” de Beethoven e Clássicos do Rock.
 
Masterclass de piano
O masterclass com o pianista Fábio Luz (Brasil/Itália) no dia 26 de abril de 2017, acontecerá no horário das 10h às 13h e das 14h às 17h.
As inscrições estão abertas a todos os estudantes de piano e demais interessados e podem ser feitas no período de 10 a 24/04. As vagas para executantes são limitadas e os interessados devem indicar a obra que desejam trabalhar, no ato da inscrição.
Além de tratar de aspectos fisiológicos da técnica e da memorização, o pianista traz também como proposta aprimorar a qualidade da leitura, da percepção e do controle rítmico. Não há limite de idade nem exigência de nível de estudo.
 
FABIO LUZ fará recital com convidados
Mais uma vez o público sorocabano terá oportunidade de ouvi-lo com um programa inédito. Além de dedicar o dia em masterclass aos alunos de piano do Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS e do Espaço Musical Lúcia Helena Bismara, na Sala FUNDEC , ele apresentará no mesmo dia às 20h um recital do qual participarão dois jovens pianistas convidados: o sorocabano Henrique Roberto Simões e o italiano Luca Maringola (que já se apresentou em recital na FUNDEC em sua primeira tournée brasileira em 2016 e que este ano retorna também como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, executando o concerto n.º4 em sol maior de Beethoven, sob a regência de Eduardo Ostergren).
 
Orquestra Experimental encerra a programação da FUNDEC com concerto infantil “No reino da Amizade”
Encerrando a programação festiva da FUNDEC o público ainda terá a oportunidade de se encantar com a Orquestra Experimental da FUNDEC, que regida pelo maestro Paulo Afonso Estanislau, apresentará o concerto infantil “No Reino da Amizade” que além de música ao vivo, conta com a contação de histórias de Monisa Maciel, criadora do projeto que há 18 anos proporciona diferentes emoções a quem assiste suas narrações. Serão realizadas duas apresentações, nos dias 27 e 29 de abril, às 20h e às 17h, respectivamente.
Entre as músicas do repertório estão “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev; “Amanhecer”, da suíte “Peer Gynt” de Edvard Grieg; “A Flauta Mágica”, de Mozart; “O Rei Leão”, de Hans Zimmer entre outras.
 
História da Fundec
A Fundec nasceu em 14 de abril de 1992, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, com a proposta de administrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. É uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a cultura na cidade.
A Fundec tem como sede, desde 2001, o prédio do antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, que passou por reformas para modernização. É nesta sede que a instituição realiza a maior parte dos seus eventos. Em 2007, foi inaugurada a Sala Fundec, com capacidade para 244 pessoas, e um moderno sistema de acústica, iluminação e climatização. Nela, são realizadas diversas apresentações e os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
Hoje a instituição administra vários projetos, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba: Banda Sinfônica da FUNDEC, Orquestra Experimental da FUNDEC, Orquestra Orff, Big Band FUNDEC, Orquestra de Câmara da FUNDEC, Núcleo de Coros, Grupo de Choro da Fundec, Grupo de Percussão, Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais e Duos (piano e flauta, flauta e violão e piano e trompete) e Núcleo de Artes Cênicas. Além disso, gerencia o Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, que oferece cursos de instrumentos, canto lírico, coral e artes cênicas.
 
 
Serviço:
Os ingressos serão vendidos no próprio dia de cada evento, a partir das 8h30min.
No caso do evento de 23/04, a venda será feita somente no dia do evento com uma hora de antecedência.
Para o evento de 29/04, a venda será realizada na sexta-feira anterior ao evento das 8h30min às 18h, os ingressos remanescentes poderão ser adquiridos uma hora antes do início do evento.
 
Rua: Brigadeiro Tobias, 73 - Centro - Sorocaba/SP.
Informações: (15) 3233-2220

Últimas Notícias