Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 14-09-2017+sinfa%EF%BF%BDnica+tera%EF%BF%BD+participaa%EF%BF%BDa%EF%BF%BDo+da+cravista+helena+jank. [3] => 355 ) FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

14/09/2017 - Sinfônica terá participação da cravista Helena Jank.

Sinfônica terá participação da cravista Helena Jank.

Orquestra Sinfônica de Sorocaba tem solo de cravo

Os concertos acontecerão nos dias 14 e 17 de setembro

 

 

      A Orquestra Sinfônica de Sorocaba – OSS, sobe novamente ao palco da Sala FUNDEC para duas apresentações musicais, quinta-feira, dia 14/09, às 20h e domingo, dia 17/09, às 19h. Ainda em comemoração aos 25 anos da criação da FUNDEC, teremos a presença da renomada cravista Helena Jank interpretando o brilhante e raro “Concert Champêtre” para cravo e orquestra de Francis Poulenc. Tendo dedicado este concerto originalmente a Wanda Landowska, o compositor francês exalta a arte e maestria desta cravista polonesa responsável pelo renascimento deste instrumento muito em voga durante o período barroco, mas totalmente afastado do palco no período romântico. É importante lembrar que no início do século XX, importantes construtores como Pleyel, Neupert e Dolmetsch criaram instrumentos modernos de grande complexidade técnica, porém distantes das cópias históricas, mais comumente encontradas nos dias de hoje.

      Nosso público vai também se deleitar com obras vibrantes do repertório sinfônico, como a Suite Infantil de Bizet - na qual o compositor descreve cenas comuns do universo da criança – e a consagrada suíte da ópera Carmen, cuja “Marcha dos Toreadores” foi inúmeras vezes tema de comerciais de rádio e televisão.

     

      Helena Jank, cravo

      Helena Jank iniciou seus estudos em São Paulo. Freqüentou, entre outros, os cursos de José Kliass e Lydia Alimonda, aperfeiçoando-se em piano com Hans Graf. Fez o curso de graduação em cravo, sob orientação de Li Stadelmann e após ser aprovada com louvor nos exames finais, foi convidada por Karl Richter a continuar os estudos de pós-graduação em sua "Meisterklasse", e ao mesmo tempo integrar a famosa Orquestra Bach de Munique, por ele dirigida.

      Recebendo o título de "Meister" em cravo, iniciou uma fase intensa de apresentações e concertos que a levaram a várias cidades da Europa, como solista e como integrante das mais conhecidas orquestras de Câmara, entre elas a “Münchener Bach-Orchester”, dirigida por Karl Richter.

      Retornando ao Brasil, coordenou o ‘Grupo Musicamara’ de São Paulo, com Jean-Noël Saaghard, Alain Lacour, Lola Benda e Ariane Pfister, com o qual viajou pelo Brasil divulgado a música barroca. Foi integrante também da Orquestra de Câmara de Blumenau, sob a regência de Norton Morozovicz.

      Defendeu tese de doutorado em música pela UNICAMP em 1988. Foi coordenadora dos cursos de Pós-Graduação, entre 1995 e 1999 e Diretora do Instituto de Artes entre 1999 e 2003.

      Atualmente, após vários mandatos em cargos de coordenação e direção na UNICAMP, retorna às atividades artísticas, com especial dedicação ao repertório de música brasileira - tanto do Brasil colonial, quanto da produção contemporânea – além do estudo das obras tradicionais para cravo solo e de música de câmara. 

      Sua pesquisa dirige-se às questões da retórica musical do período barroco, concentrando-se principalmente na obra de J.S.Bach e em repertório do Barroco inicial, quando os princípios da retórica musical se estabeleceram. Em seu projeto de doutorado apresentou uma análise interpretativa das Variações “Goldberg” de J.S.Bach, obra que se tornou um dos importantes pontos de referência para o desenvolvimento e amadurecimento de sua atuação como intérprete.

 

 

Dias 14 e 17 de setembro, às 20h e às 19h respectivamente.

Entrada: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia-entrada).

Os ingressos para o espetáculo de 14/09 poderão ser comprados apenas no dia do evento, a partir das 8h30min. Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira anterior (15/09), das 8h30min às 18h. No dia do evento, ingressos remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência.

Local: Sala FUNDEC (Rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Últimas Notícias