Image 1 Image 1

16/03/2017 - Orquestra Sinfônica de Sorocaba recebe violoncelista norte-americano

Orquestra Sinfônica de Sorocaba recebe violoncelista norte-americano

Dando continuidade a temporada artística deste ano em que a FUNDEC comemora 25 anos, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba fará duas apresentações nos dias 16 e 19 de março às 20h e às 19h, respectivamente, na Sala FUNDEC com um repertório sinfônico com obras de Suppé, Lalo e Grieg. Primeiramente a Abertura da opereta “A Bela Galatea” de Franz Von Suppé, com melodias graciosas e muito populares nos salões de bailes vienenses. O compositor desenvolve o tema inspirado na mitologia grega no qual o escultor Pigmaleão se apaixona pela estátua desta bela ninfa que acabara de esculpir.

Em seguida o solista convidado Lars Hoefs executa o consagrado concerto para violoncelo do compositor belga Edouard Lalo, de grande dificuldade técnica, mas que permite ao executante demonstrar o lirismo poético do instrumento.

Encerrando o concerto a sinfônica apresenta quatro Danças norueguesas op. 35 de Edward Grieg. Escritas em 1881, são quatro versões sinfônicas de danças folclóricas baseadas no Halling, na qual os homens saltam atleticamente para acertar um chapéu a dois metros de altura. Estas danças bem como as Danças sinfônicas op. 64 são composições que surgiram na segunda metade do século dezenove para atender à demanda de obras nacionalistas em forma de dança, como as Danças Húngaras de Brahms e Danças Eslavas de Dvorák.

O maestro Eduardo Ostergren preparou também uma surpresa que é uma “Rumba Jamaicana” para que o público da orquestra possa voltar para casa alegre, entusiasmado e “requebrante”. “Em momentos de crise, são as artes que nos oferecem refúgio e conforto”, comenta Ostergren.

Do solista:

Lars Hoefs - violoncelo Violoncelista norte americano, Dr. Lars Hoefs, apresenta-se como solista e camerista no Brasil, na Europa, e nos Estados Unidos. A temporada 2017 conta com concertos e cursos na Alemanha (Neuburger Sommerakademie), Espanha (Scandinavian Cello School), Polonia (Krakow Cello Spring), França, e nos EUA.

Apaixonado pela música de Villa-Lobos desde sua primeira chegada ao Brasil, Lars construiu uma ponte cultural entre Brasil e Califórnia com “Villa-Lobos International Chamber Music Festival”, do qual Lars é diretor artístico na Califórnia. Para a terceiro edição do festival em janeiro 2017, Lars organizou e tocou 15 concertos nas cidades de Los Angeles, Pasadena, Riverside, San Diego, e outros, dedicado à música latino-americana, com ênfase em Villa-Lobos.

Lars foi o primeiro violoncelista a executar as obras integrais para cello e orquestra de Villa-Lobos num só programa. Muito ativo como solista em orquestras, nos últimos anos Lars apresentou concertos para cello e orquestra de Haydn, Schumann, Saint-Saens, Lalo, Dvorak, Tchaikovsky, Elgar e a estreia sul-americana do Concerto para cello e orquestra de Korngold.

Lars concluiu seu doutorado e mestrado em cello performance na University of Southern California em Los Angeles, estudando com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic Ronald Leonard, e graduou-se na Northwestern University, orientado pelo famoso pedagogo de cello, Hans Jorgen Jensen.

Em 2009 Lars atuou como concertino e spalla na Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência de Roberto Minczuk, e assumiu em 2013 o cargo de Professor de Violoncelo e História da Musica na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, onde ele leciona para jovens violoncelistas e lidera o UNICAMP Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos. O UNICAMP Cello Ensemble apresentou em 2015 no serie CCBB em São Paulo ao convite de Maestro Julio Medaglia e no Rio International Cello Encounters onde homenageou compositor Villani-Cortes; em 2016 o Unicamp Cello Ensemble gravou um disco de estreias de Lalo Schifrin, Eugene Friesen, e David Ashbridge pelo projeto “Violoncelos sem Fronteiras” do PROAC, e se apresentou no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

SERVIÇO

Concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dias 16 e 19 de março, às 20h e às 19h respectivamente.

Entrada: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia-entrada).

Os ingressos para o espetáculo de 16 de março poderão ser comprados apenas no dia do evento, a partir das 8h30. Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira anterior (17/03), das 8h30 às 18h. No dia do evento, ingressos remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência.

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro) Telefone: (15) 3233-2220 

Últimas Notícias