Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 21-09-2018+fundec+recebe+recital+de+piano+do+ma%EF%BF%BDsico+italiano+luca+maringola [3] => 373 ) FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

21/09/2018 - FUNDEC recebe recital de piano do músico italiano Luca Maringola

FUNDEC recebe recital de piano do músico italiano Luca Maringola

FUNDEC recebe recital de piano do músico italiano Luca Maringola

 

 

A FUNDEC recebe nesta próxima sexta-feira, dia 21/09, às 20h, na Sala FUNDEC, em nova temporada brasileira, o pianista italiano Luca Maringola que se apresenta mais uma vez ao público sorocabano. Luca já se apresentou em recital na FUNDEC em sua primeira tournée brasileira em 2016, retornando em 2017 como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, no IV Concerto de Beethoven, sob a regência de Eduardo Ostergren.

No programa deste recital serão apreciadas as peças de D. Scarlatti, Sonata em ré menor K213; W.A. Mozart, Sonata em do maior K545; L.van Beethoven, Sonata op. 57 “Appassionata”; F. Chopin; Sonata op.35 em si bemol menor e S. Prokofieff; Sonata n.2 op. 14.

Para a instituição, é de grande valia contar com a contribuição musical de um jovem pianista com um brilhante curriculum, agregando para os alunos e público em geral uma importante experiência e um belo espetáculo. Segundo a professora de piano do Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, administrado pela FUNDEC, Lúcia Helena Bismara, “é uma excelente oportunidade para o público conhecer a evolução da forma sonata, desde o período barroco até o contemporâneo. Programa imperdível para estudantes e apreciadores de música”.

 

Luca Maringola

 

Luca Maringola nasceu em 1994 na cidade de Pavia, região de Milão – Itália. Iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade inicialmente com o violão. Passou logo a estudar no Instituto Musical Vittadini da sua cidade, e aos 10 anos passou a dedicar-se ao piano como aluno de Silvia Belfiore, com quem diplomou-se em 2014 com a nota máxima no Conservatório de Alessandria. Graduou-se em 2018 com a nota máxima pelo Conservatório “Verdi” de Milão, na classe de Marco Rapattoni.

Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de renomados mestres quais Franco Scala, Anna Maria Bordin, Massimo Paderni, Daniela Ghigino e Fabio Luz.

Já realizou concertos em diversas cidades da Itália e no exterior. Desde 2013 frequenta o Festival del Golfo de San Marco di Castellabate na classe de excelência em piano de Fabio Luz, com grande sucesso como solista e camerista.Em 2014 foi recitalista convidado do Paradise Festival no Teatro Apolo de Siros – Grécia, organizado pela Fundação Franz Liszt. Participou das resenhas Sabato di Maggio e da Festa del Paradiso que a Fundação F. Liszt realizou em Turim em 2015 e 2016, inclusive como intérprete da obra finalista do Concurso de Composição da FFL (Toccata de Alfred Watson) que resultou vencedora.

Em abril de 2016 fez sua estreia no Brasil em recitais de grande sucesso em São Paulo (MuBE, Studio Aronne), Sorocaba (Sala FUNDEC) e Rio de Janeiro (Sala Villa-Lobos da UNIRIO). No ano seguinte retornou a convite da Fundec para ser solista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba no IV Concerto de Beethoven sob a regência de Eduardo Ostergren, além de uma série de recitais.

 

Serviço

FUNDEC recebe recital de piano do músico italiano Luca Maringola

Dia 21/09, sexta-feira, às 20h

Entrada: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia-entrada)

Os ingressos poderão ser comprados no dia do evento, a partir das 8h30min, na sede da FUNDEC.

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Últimas Notícias