Array ( [0] => [1] => noticia [2] => 23-03-2018+duo+flutuart+realiza+workshop+e+apresentaa%EF%BF%BDa%EF%BF%BDo,+na+sala+fundec [3] => 358 ) FUNDEC - FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE SOROCABA
Image 1 Image 1

23/03/2018 - Duo Flutuart realiza workshop e apresentação, na Sala FUNDEC

Duo Flutuart realiza workshop e apresentação, na Sala FUNDEC

Sala FUNDEC recebe workshop

e concerto do ‘Duo Flutuart’

 

No próximo dia 23/03, às 20h30min, a FUNDEC recebe o Duo Flutuart no palco da Sala FUNDEC. O duo toca Chiquinha Gonzaga, que permeia sobre a vida da artista fazendo um paralelo com a sua música. São três fases da artista que escolhemos e nomeamos como: A Feminista, Chiquinha e Callado, e Abolicionista. São obras escolhidas, que traduzem a vida e a obra da artista através de seu contexto biográfico.

Na fase A FEMINISTA, as peças selecionadas retratam o lado feminino e feminista da compositora Chiquinha Gozaga, que andou na contramão de seu tempo e se consagrou como pianista, compositora, “mulher moderna”, ao tomar a frente de sua vida pessoal, separando-se do primeiro marido e casando mais tarde com um homem 35 anos mais jovem. 

Já em CHIQUINHA E CALLADO, a convite de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga integra o grupo Chôro Carioca, o qual nomeará mais tarde o tipo de gênero: Chôro, que mescla influências europeias e africanas, até então intituladas de polkas, tango e rabanera.

Para a ABOLICIONISTA, conta-se a história de Chiquinha Gonzaga, que foi uma grande lutadora a favor da abolição da escravatura. Com o intuito de angariar fundos para a Confederação Libertadora, vendeu partituras de porta em porta e mais tarde até mesmo comprou a carta de alforria do escravo músico José Flauta. Foram selecionadas obras que contém a temática africana e indígena, que muitas vezes era utilizada para retratar essa mistura entre povos.

Do repertório, constam as peças: (A FEMINISTA), “Walkyria - a corte na roça”, “Carioca”, “Filha da noite”, “Aguará - garça vermelha” e “Annita” (CHIQUINHA E CALLADO) “Tapuia”, “Tupã”, “Só na flauta - tango choro”, “Só no choro” e “Caobimpará - mar azul” e (ABOLICIONISTA) “Yara - coração de fogo”, “Candomblé”, “Tambiquererê”, “Cananéia” e “Tamoio”.

 

Na ocasião será realizado um workshop gratuito de ‘Música de Câmara’, às 17h (destinado a alunos, profissionais e admiradores da música). As vagas são limitadas e é preciso chegar ao local com uma hora de antecedência para a aquisição do ingresso.

 

Sobre o Duo

            O DUO FLUTUART nasceu em 2014 com o intuito de apresentar ao público de diversas faixas etárias o repertório para esta formação, que é tão rico e diverso.

Apresenta o repertório através de duas concepções distintas, recitais didáticos, voltados à formação de plateia, principalmente de crianças e adolescentes, onde levamos o ouvinte pela sonoridade histórica para a formação camerística de flauta e piano, exemplificando e elencando oratoriamente e/ou sonoramente, os diversos períodos que englobam desde a música barroca, até as sonoridades rítmicas e timbrísticas da música contemporânea. Para a segunda concepção, nomeia-se de recitais descritivos, onde teremos a descrição do repertório impressa em programa de recital, havendo também a explanação da historicidade, só que somente de forma textual e não oral. Esta segunda forma, também têm caráter didático, porém voltado para um público adulto.

 

Das musicistas:

PAULA PASCHETO - FLAUTA

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos com a professora Isa Uehara, ingressou na Universidade Livre de Música (atual EMESP) em 1999 sob orientação da professora Ana Amélia Wingeter (flauta) e Alfeu Araújo (música de câmara). Ingressa na FACULDADE ALCÂNTARA MACHADO em 2005 sob orientação do mestre Marcos Kiehl (flauta), Rogério Zaghi e Marília Pini (música de câmara). Ingressou em 2006 na Escola Municipal de Música sob orientação do mestre Jean Noel Saghaard. Fez parte dos grupos sinfônicos: Banda Sinfônica Jovem Do Estado De São Paulo, Camerata Faam, entre outros. Participou dos festivais de Campos do Jordão e Campos dos Goytacases, Música no Verde, entre outros. Participou de masterclass com os flautistas Emanuel Pahud (2000), Mary Clardy (2002), Edson Beltrami (2002), Tadeu Coelho (2004), Renato Axlhuld (2005), Renato Kimachi (2006), Rogério Wolf (2007). Fez turnê pela Itália e Suíça.

%u200B

DEISE HATTUM - PIANO

Possui vivência do erudito ao popular e em várias formas de expressões artísticas. Fundadora do “Trio Choro de Câmara” premiado no ProAc 23/2011 com o Projeto “Na Corte de Edmundo – Choros de Villani”. Pianista atuante no teatro musical nos projetos da Companhia “Artista do Corpo”.  Apresentou-se ao longo da carreira em vários centros culturais, CEUs, teatros municipais, programas de tv, entrevistas, Sescs, e projetos como “Clássicos Pró-Música” de MG, “Cortinas Lyricas” e Comboio de Cordas no Estado de SP. Dedica-se à obra pianística de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e outros compositores brasileiros como Edmundo Villani-Côrtes, com quem tem parceria como letrista na música “Enlevo”. Idealizadora e organizadora do “Festival Marcello Tupynambá” – Embu das Artes – SP/2014. Em Santiago do Chile fez um recital de piano na abertura do Simpósio Científico “LACE – 2016”. Sua obra autoral compõe-se em valsas, choros e pequenas peças. Leciona no Conservatório Souza Lima (Alphaville-SP) e dá aulas particulares desde 1982. Seu projeto mais recente é o Recital “Piano em Casa”, onde se propõe a interpretar e explanar a obra musical brasileira em residências, num ambiente mais intimista com familiares e amigos dos anfitriões, voltando à tradição da sociedade há muito tempo perdida. 

%u200B

 

Serviço

Workshop de “Música de Câmara” com o Duo Flutuart

Dia 23 de março, sexta-feira, às 17h

Entrada: Gratuita (importante chegar ao local com uma hora de antecedência para a aquisição do ingresso).

 

Apresentação do Duo Flutuart

Dia 23 de março, sexta-feira, às 20h30min

Entrada: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia-entrada)

Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do evento, a partir das 8h30min.

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Últimas Notícias