Image 1 Image 1

Clarinete

Clarinete

Clarinete, também conhecido como clarineta, é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo, usualmente de madeira, com um bocal cônico de uma única palheta e chaves (“botões” metálicos, servem para tapar orifícios onde os dedos não chegam). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

 
Os clarinetes são tradicionalmente feitos de ébano, sendo que as boquilhas são construídas com um material sintético chamado ebonite. O som é produzido devido à vibração da palheta, provocada pelo sopro do clarinetista. O corpo do instrumento é, em sua maior parte, de espessura uniforme, com um alargamento (campânula) no fim do tubo. O sistema de chaves mais comum é o sistema Boehm, projetado por Hyacinthe Klosé. Outro sistema, chamado Oehler é usado principamente na Alemanha e Áustria.
 
O clarinete mais comum é o clariente em Si b e La, havendo também clarinetes mais agudos, também conhecidos como requinta e clarinetes mais graves, os clarones.
 
Foi inventado na Alemanha por Johann Christiph Denner, no século XVIII, e introduzida na orquestra em 1750.
 
No Brasil esse instrumento é bastante utilizado na execução de choros.

Últimas Notícias