A FUNDEC nasceu em 14 de abril de 1992, completando seus 28 anos em 2020, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, com a proposta de administrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. É uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar a cultura na cidade.
Em 1998, foi criado o Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a FUNDEC, pelo decreto nº. 10.981, com o objetivo suprir a necessidade de se formar músicos para integrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, já administrada pela Fundação, ambas mediante os recursos provenientes do setor público e do setor privado.
A FUNDEC tem como instituidores a Fundação Ubaldino do Amaral, a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, a Associação de Eventos Culturais-Assec e a Metalac S/A Indústria e Comércio.
A FUNDEC ocupa, desde 2001, o antigo Teatro São Rafael, construído em 1844. O terreno pertencia à família Tobias e a mãe do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, doou parte do terreno à Bela União Sorocabana (uma sociedade de pessoas ligadas a um partido político da época) com a finalidade de construir um teatro, maior que o existente na época, o Teatro Santa Clara. Uma grande curiosidade, é que o Imperador D. Pedro II já assistiu aqui, a uma apresentação teatral.
Em pleno coração da cidade o edifício já serviu de abrigo à Prefeitura Municipal, de 1935 a 1980, e à Câmara Municipal, de 1982 a 1999. Restaurado e modernizado, o prédio abriga a Sala FUNDEC, inaugurada em 2007, com capacidade para 244 pessoas, e um moderno sistema de acústica, iluminação e climatização. Nela, são realizados os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, apresentações artísticas e atividades do Instituto Municipal de Música de Sorocaba. O prédio ainda conta com salas de aulas e espaço para as mais variadas mostras artísticas. Atualmente, é um ponto de encontro da comunidade sorocabana em exposições.
Hoje a instituição administra, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba e do Instituto Municipal de Música de Sorocaba – IMMS, vários outros projetos como a Banda Sinfônica da FUNDEC, Orquestra Experimental da FUNDEC, Orquestra Orff, Big Band FUNDEC, “The Little Big Band”, formada por alunos do Instituto, Orquestra de Câmara da FUNDEC, Coral Adulto e Infantil da FUNDEC, Grupo de Choro da FUNDEC, Madrigal FUNDEC, Grupo de Percussão, Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais, Duos (piano e flauta, flauta e violão e piano e trompete) e Núcleo de Artes Cênicas.
A administração da FUNDEC é exercida por uma Diretoria Executiva, vinculada ao Conselho Superior da fundação e a um Conselho Fiscal, cujos membros são voluntários, sem remuneração de qualquer espécie.
Diretoria Executiva
Presidente:
Antonio Carlos Sampaio
Vice-presidente:
Geraldo Aparecido Ricci
1ª Secretária:
Sofhia Elise de Lara Harbs
2ª Secretária:
Rosângela Simaglia Dueñas
1º Tesoureiro:
Gustavo Almeida e Dias de
Souza
2º Tesoureiro:
Gustavo Henrique Coimbra
Campanati
Diretor de Patrimônio:
Heitor Edson de
Souza
Diretor Técnico:
Roberto Samuel Sanches
Conselho Superior
Presidente:
Luciano Viana de Carvalho
Secretária:
Maria de Cássia O. Vieira
Membros do Conselho Superior
Alexandre Issa Latuf
Antonio Carlos Sampaio
Antônio
Domingues Farto Neto
Arnaldo Marcelo Scapol
Geraldo
Aparecido Ricci
Gustavo Almeida e Dias de Souza
Julio
Milko
Júlio Negrini Neto
Kellen Cristine
Petreche
Leonardo Eiras Messina
Leosmar Gonzales
Martinez
Nelson Raul da Cunha Fonseca
Paulo Roberto
Freitas de Carvalho
Paulo Virgilio Guariglia
Wilson
Vieira
Secretário da Cultura de Sorocaba
Conselho Fiscal
Laelso Rodrigues – Efetivo
José Murilo Marinho Mauad –
Efetivo
Wlamyr Gusmão – Efetivo
Laor Rodrigues –
Suplente
Cesar Augusto Ferraz dos Santos –
Suplente
Alcebíades Alvarenga da Silva – Suplente
Ao longo dos anos, estiveram à frente da FUNDEC como presidentes:
Luiz Antonio Zamuner
(de jan 2016 a dez 2019)
Nelson Raul da Cunha Fonseca
(de jan 2014 a dez 2015)
Geraldo Aparecido Ricci
(de jan 2010 a dez 2013)
Luciano Viana de Carvalho
(de jan 2008 a dez 2009)
Alexandre Issa Latuf
(de jan 2004 a dez 2007)
Wilson Vieira
(de jan 1998 a dez 2003)
Jorge Narciso de Matos
(de out 1995 a dez 1998)
Pedro Salomão José
(de mar 1995 a out 1995)
Luiz Almeida Marins Filho
(de jun 1993 a mar 1995)
Antonio Pedroso de Souza
(de abr 1992 a mar 1995)
Subtitulo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing
elit,